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"DESLOCAMENTO DE SUSPENSÃO

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Deslocamento de suspensão Experimento Urbano #1


Concepção e realização Davi Giordano e Marcelo Asth


Descrição da obra

Dois performers, trajados como seres extraordinários (com figurinos zebrados e máscaras de macaco e de extraterrestre) realizam ações cotidianas num espaço público usual - porém, suspendendo e deslocando o sentido desta interação através de um estranhamento gerado pelo exotismo da situação. A proposta é criar dispositivos de interação com os transeuntes, convidados a participar do seu espaço comum e cotidiano de outras maneiras, através de novas formas de relação.

Os corpos transfigurais estimulam o devir animal, o devir passagem e o devir cidade, como corpos em trânsito que buscam despadronizar os hábitos e olhares tidos como comuns e ativar curtos circuitos por onde passam. Este experimento de deslocamento e suspensão foi realizado originalmente nas praias de Santa Monica e Venice Beach, em Los Angeles (California), em setembro de 2013. Posteriormente a performance teve a sua segunda variação (Experimento Urbano#2), dentro do projeto de ocupação Armando no Gonzaga do Instituto do Ator, projeto financiado pela Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

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Nessa segunda variação, os performers fizeram sua deriva pelas ruas do bairro de Marechal Hermes – bairro periférico, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. Motivados a explorar espaços da cidade, os seres extraordinários por lá interagiram com os elementos e habitantes próprios daquele espaço, como: com famílias - através de janelas, no ambiente privado das casas; em danças, jogo de peteca, bola e abraços com moradores de rua – em verdadeiros momentos de liberdade e poesia, com a música clássica que acompanhava a performance –; no estender de uma grande toalha quadriculada numa calçada, para um piquenique em frente a um bar ou em uma praça; no encontro com crianças, com peteca e corda para pular; ao visitar o comércio local; ao entrar num salão de cabelereiras, que convidavam com efusividade; ao sentar num ponto de ônibus ou num ponto de taxi e estabelecer contato com trabalhadores do local; ao sambar num bar com um grupo de samba ao vivo; etc.

A performance, enquanto deslocamento de suspensão, pode ser pensada como trânsito no espaço urbano, na descoberta de lugares de uma cidade, através de um estranhamento não só dos performers com tudo o que se apresenta como novo, mas das pessoas que se relacionam com os seres extraordinários: uma relação percebida como extraterrestre, estrangeira e inédita por ambas as partes.


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EVOCAÇÕES PERFORMÁTICAS

Livro Evocações da Arte Performática (2010-2013)




O trabalho "Deslocamento de Suspensão" foi escolhido como uma das performances que compõe parte do livro Evocações da Arte Performática (2010-2013),  organizado por Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey e publicado pela Paco Editorial. 
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Sinopse:

Evocações da Arte Performática (2010-2013) é uma publicação trienal de performances ocorridas nos países onde a língua portuguesa é oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Este trabalho é inspirado tanto nas primeiras edições da revista de arte performática High Performance (1978-1997) como na catalogação anual Emergency Index, sendo ambas publicações feitas em língua inglesa. 


 
Sumário:

Evocacoes da Arte Performatica (2010-2013); “Agora e a nossa vez”; Aqui nasce um artista; Passagem; Punto social temporal; Amok; A nossa casa; Carne; Cabeça: Iam your father; Mulher sobre torno; Anderconstruction; Jardim permanente; Passificadora; Tratados do corpo escavado – paisagem espinhal; Não conheço nenhuma razão para amar senão amar; Acorda!; Sem altar; A espera (sem crase e sem objeto direto); Entre porcos e Pelúcias; A herança do silêncio; Sem título; Desenho do som das coisas | #000 | uma misturada de Máquinas; Crise no amor; Uma escultura é uma escultura é uma escultura; O silêncio; Berenice fala Clarice; O ovo e a galinha; Devrido_bemvidro_ brindro; Do que fomos, ainda somos empoeirados de vestígios; Ilhas, linhas, palavras... Germens; Comi o pônei que Regininha me deu; Flores para Santa Maria; A dona do fusca laranja; Pois!; Diamantina em performance: minha vida de menina; Do que não foi dito #2; Alegoria chaparral; Agudás; Kass; Máquina de dar certo – intervenções urbanas; Escute o silêncio; Aliança; Eu sou casa. 
 


Características

ISBN: 9788546202539
Autor: Paulo Aureliano da Mata; Tales Frey (Orgs.)
Editora: Paco Editorial
Edição: 1ª Edição
Área: Artes
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 484
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21cm



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João da Silva

Criador do Marketing Digital 101